www.google.com

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Os vírus

Raquel Viana Raad
Professora de Ciências
Instagram: @prof.raquelviana


Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre os vírus, mas você sabe o que são os vírus? Qual a estrutura deles e como eles se comportam?

Os vírus são partículas acelulares, isto é, não são formados por células. Comparado com os outros seres conhecidos, os vírus são os seres menores e mais simples.  Eles têm o tamanho muito menor do que as células e não são visíveis ao microscópio ótico, mas são visíveis ao microscópio eletrônico.

Os vírus são compostos de uma cápsula de proteína, chamada de capsídeo, e de material genético, que pode ser o DNA (ácido desoxirribonucleico) ou o RNA (ácido ribonucleico). Observe essa estrutura na imagem a seguir:



  
Dependendo do tipo de vírus, o formato do capsídeo pode variar, podendo ter a forma de poliedro ou assumir a forma de bastão e outras mais complexas. Observe essa diversidade na imagem a seguir:



Alguns vírus possuem externamente uma membrana formada de lipídios (gordura) e proteínas, chamada envelope. As proteínas do envelope viral são específicas para cada tipo de vírus e determinam qual tipo de célula ele irá infectar. Essas proteínas participam do processo de infecção de uma célula. O vírus da AIDS (HIV), o vírus da gripe (Influenza) e o vírus causador da covid-19 (SARS-CoV-2), por exemplo, são vírus envelopados. Observe na imagem a seguir a estrutura de um vírus envelopado:




A infecção começa quando a proteína do envelope viral se liga a proteínas da membrana plasmática da célula hospedeira. Alguns medicamentos antivirais atuam nessas proteínas do envelope, reduzindo a capacidade do vírus de se ligarem a célula hospedeira e, assim, reduzindo a infecção.

Os vírus não possuem metabolismo próprio, diferentemente de todas as formas de vida conhecida. Isso significa que eles só se tornaram ativos quando infectam uma célula viva. Dessa forma, os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.


2 comentários:

  1. Muito oportuna a contribuição da Raquel Viana. Traz informações úteis e embasadas num momento em que a Ciência está na boca de todos.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito para desmistificar algumas informações errôneas presentes nas mídias sociais!

    ResponderExcluir